Quem somos nós.

Minha foto
Nós somos seis alunos, concluintes do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Elisa Tramontina.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Caneta e seu inventor.

     Nome: László József Bíró.
     Nascimento:  29 de setembro de 1899, Budapeste.
     Morte: 24 de outubro de 1985 (86 anos), Buenos Aires.
     Nacionalidade : Húngaro e Argentino.
     Campo: Inventor.
     Conhecido por: Inventar a caneta esferográfica.


Bíró apresentou sua primeira versão da caneta esferográfica na Feira Internacional de Budapeste, em 1931. Quando trabalhava como jornalista na Hungria, percebeu que a tinta usada na impressão de jornais secava rapidamente, deixando a folha impressa seca e sem manchas. Tentou usar a mesma tinta em uma caneta-tinteiro, percebendo que a tinta não fluía para a ponta da mesma, pois era muito viscosa. Trabalhando juntamente com seu irmão Georg, um químico, desenvolveu uma nova ponta, consistindo de uma esfera que girava livremente na ponta da caneta, e assim que a mesma fosse colocada na posição de escrever a esfera era molhada na tinta de um cartucho, esfera esta que rotacionada devido ao atrito com uma folha de papel deixava uma trilha de tinta. Biró patenteou a invenção em Paris, em 1938. 


Vendo o fato de tais canetas serem mais resistentes que as convencionais e funcionarem em grandes altitudes, onde há menos pressão, o governo britânico comprou os direitos da caneta patenteada para que pudesse ser utilizada pela tripulação da Força Aérea Real. Assim, a caneta Biró ganhou grande notoriedade, já que era grandemente empregada pelos militares britânicos na Segunda Guerra Mundial.


Postado por: Josiane F. Malabarba

Apresentação.


Quem somos nós? De onde viemos? Por que estamos aqui?

Saudações internautas! Antes de apresentarmos à vocês nossas pesquisas sobre OS GRANDES INVENTOS E INVENTORES DOS SÉCULOS XIX, XX E XXI – sim, esse é o intuito da criação do blog – nos apresentaremos.

Nós somos seis alunos, concluintes do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Elisa Tramontina, da pacata, porém adorável Carlos Barbosa, situada no interior do Rio Grande do Sul.
Como já dito anteriormente, o blog foi criado com o intuito de apresentar grandes inventos e inventores dos séculos passados, inventos dos quais nos tornamos dependentes e que fazem parte do nosso cotidiano.
O blog foi uma proposta apresentada pela professora Marina Paim Gonçalves, que avaliará o mesmo como um trabalho escolar.
Esperamos que aqueles que lerem nosso blog, consigam aprender algo novo, e que isso gere mais dúvidas em sua vida, pois como já dizia Aristóteles, ‘’a dúvida é o princípio da sabedoria’’.


Debora Salvi, Ellen Baratter, Giovani Botega, Guilherme Pasini, Jonatan Dupont e Josiane F. Malabarba.