Quem somos nós.

Minha foto
Nós somos seis alunos, concluintes do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Elisa Tramontina.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Conclusão do trabalho

Depois de pouco mais de um mês juntos, nos despedimos. E ao nos despedirmos não terminamos apenas nossa tarefa de postar no blog em prol de uma boa nota, mas sim de compartilhar pesquisas que há um mês atrás não fazíamos ideia de que existissem.

Hoje podemos dizer que o trabalho do blog foi algo prazeroso, mas é claro que como todo exemplo de trabalho sempre há o cansaço e as confusões, que sempre são amenizadas ao ver o resultado final.
Gostaríamos de agradecer a todos que visitaram nosso blog, e conseguiram tirar de nosso trabalho algo que acrescentasse em seu próprio conhecimento, pois o conhecimento é isso, um aprender e ensinar sem fim.
Muito obrigado(a).

Ellen Baratter, Giovani Botega, Debora Salvi, Jonatan Dupont, Josiane Ferronatto, Guilherme Pasini.


domingo, 7 de agosto de 2011

Amplificador

Amplificador é um equipamento que utiliza uma pequena quantidade de energia para controlar uma quantidade maior, apesar do termo atualmente se referir a amplificadores eletrônicos.
O tipo de amplificador mais comum é o eletrônico, comumente usado em transmissores e receptores de rádio e televisão, equipamentos estéreo de alta fidelidade (high-fidelity ou hi-fi), microcomputadores e outros equipamentos eletrônicos digitais, e guitarras e outros instrumentos musicais elétricos. Seus componentes principais são dispositivos ativos, tais como válvulas ou transistores.
Em alta fidelidade o amplificador é um aparelho eletrônico que eleva os níveis de tensão dos sinais de áudio. É muitas vezes empregado para designar o conjunto pré-amplificador e amplificador de potência ou o amplificador integrado.
Technics-suc01.jpg
Pré-amplificador é o estágio de um amplificador de áudio que recebe o sinal da fonte sonora, tais como o gravador cassete, o receptor e o toca-discos de baixo nível e corrige-o, entregando em sua saída um sinal suficientemente elevado para excitar o amplificador de potência.
Amplificador de potência é o estágio de um amplificador de áudio ou de RF (radiofrequência) que eleva o sinal de áudio ou de RF fornecido pelo pré-amplificador ou oscilador a um nível de tensão e impedância adequados para funcionar as caixas acusticas ou antenas transmissoras.
O amplificador integrado possui o pré-amplificador e o amplificador de potência juntos no mesmo aparelho.

Site de Pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Amplificador

Postado por: Ellen Baratter

Vídeo Game

O videogame é um jogo eletrônico no qual o jogador interage com imagens enviadas a um dispositivo que as exibe geralmente uma televisão ou um monitor. O termo videogame, também, é amplamente utilizado, no Brasil, para se referir ao console onde os jogos são processados.
Os sistemas eletrônicos usados para jogar videogames são conhecidos como plataformas como, por exemplo, computadores e consoles. Os arcades e celulares são também bons exemplos de plataformas.
Arcade, uma das primeiras máquinas
 de jogo eletrônico
O dispositivo de entrada usado para manipular videogames é chamado controle e varia de acordo com a plataforma. Por exemplo, um controle pode ser constituído por um direcional e um único botão. Outros podem ter dezenas de botões e mais de um direcional. Muitos jogos de computador podem também ser jogados com teclado ou uma combinação do teclado com o mouse simultaneamente ou até mesmo controles específicos.
Os vídeo games também podem usar outras maneiras de interagir e prover informação ao jogador. O uso de sons é usado em larga escala desde os primórdios. Outros tipos de resposta, como dispositivos de vibração e sensores de movimento também são bastante utilizados nos vídeo games. Os avanços tecnológicos tem trazido formas cada vez mais intensas de imersão nos jogos através destes periféricos, como o reconhecimento de movimentos e de voz.
A primeira menção ao que se assemelha a um video game data de 1947 - um "Dispositivo de entretenimento com tubo de raios catódicos", patenteado no ano seguinte por Thomas T. Goldsmith Jr. e Estle Ray Mann. Inspirado na tecnologia de radares, consistia em um dispositivo analógico que permitia controlar um ponto vetorizado na tela, simulando mísseis acertando alvos, que eram simplesmente pontos fixos na tela.
Na sequência, temos mais alguns exemplos prosaicos dos antepassados dos video games atuais:
O computador NIMROD no Festival da Inglaterra de 1951;
OXO: um jogo da velha eletrônico feito por Alexander S. Douglas para o computador EDSAC em 1952;
Tennis for Two, um dos primeiros
 video games, usava um
osciloscópio como tela
Tennis for Two: um video game criado por William Higinbotham em 1958;
Spacewar! : escrito pelos estudantes Martin Graetz, Steve Russell, and Wayne Wiitanen's em um computador DEC PDP-1 em 1961.
Playstation 3, vídeo game atual
Todos estes possuiam "telas" diferentes. O NIMROD utlizava-se de um painel de luzes para o jogo Nim , OXO tinha uma tela própria , Tennis for Two usava um osciloscópio e SpaceWar! usava o display de vetores do PDP-1 
Em 1971, a empresa Computer Space, criada por Nolan Bushnell e Ted Dabney, inicia a venda do primeiro arcade do mundo, baseado no jogo SpaceWar!. Em 1972, é lançado o primeiro console doméstico da história: Odyssey da empresa Magnavox. Neste mesmo ano, Nolan Bushnell, agora trabalhando na Atari, lança o primeiro grande sucesso comercial de um video game, o jogo arcade Pong. Este sucesso abriu caminho para inúmeras outras empresas, dando início assim à lucrativa indústria dos video games. 
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Videogame

Postado por: Giovani Bottega.

Secretaria Eletrônica

Uma secretária eletrônica é um dispositivo para responder automaticamente chamadas telefônicas e gravar mensagens deixadas por pessoas que ligam para um determinado número, quando a pessoa chamada não pode atender o telefone. Diferentemente do correio de voz, o qual é um sistema centralizado ou intercomunicante que realiza uma função similar, uma secretária eletrônica é instalada na propriedade do cliente, ao lado ou incorporada ao telefone dele. Enquanto as primeiras secretárias eletrônicas usavam tecnologia de fita magnética, equipamentos mais modernos usam memórias solid state. Fitas magnéticas ainda são utilizadas em muitos dispositivos de baixo custo.
 A maioria das secretárias eletrônicas modernas possuem um sistema para saudação. O proprietário pode gravar sua própria mensagem que será reproduzida para quem ligar, ou utilizar-se da mensagem-padrão instalada de fábrica.Em geral, secretárias eletrônicas podem ser programadas para atender uma ligação após certo número de toques. Isto é útil se o proprietário estiver aguardando uma determinada chamada e não desejar atender a todos os que ligam.
Em 1935, o alemão Willy Muller patenteou um gravador de conversas telefônicas que pode ser considerado o precursor das secretárias eletrônicas. Curiosamente, o aparelho tinha como público-alvo os judeus ortodoxos que, pelas restrições religiosas do Shabbath, não podiam atender ao telefone.
Em 1958, o Dr.Kazuo Hashimoto, um prolífico inventor japonês, desenvolveu seu primeiro modelo de um atendedor automático. Suas invenções, posteriormente patenteadas nos EUA, são a base dos equipamentos utilizados hoje em dia.
Em 1975 começaram a ser vendidos no Brasil os primeiros modelos comerciais importados dos Estados Unidos, as PhoneMate 4000. O aparelho lembrava um tijolo preto, pesava 5 kg, gravava até 20 recados e operava com duas fitas cassete.

Site de Pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Secret%C3%A1ria_eletr%C3%B4nica

Postado por: Ellen Baratter

Ônibus Espacial

O ônibus espacial foi um veículo parcialmente reutilizável usado pela NASA como veículo lançador e nave para suas missões tripuladas. Ele tornou-se o sucessor da nave Apollo usada durante o Projeto Apollo. O ônibus voou pela primeira vez em 1981, e realizou sua última missão em 2011.
O projeto de construção de veículos espaciais reutilizáveis remonta a 1975, quando foram feitos os primeiros testes de um protótipo acoplado a um avião Boeing 747 adaptado a testes de vôo a grande altura. O objetivo foi testar a aerodinâmica e a manobrabilidade do Ônibus Espacial.
Neste cenário, o ônibus espacial ainda hoje prossegue sendo uma das máquinas mais complexas já construídas e por ser um veículo de transporte e carga equipado com sistemas precisos de suporte e montagem, como o braço canadense, ele colaborou veementemente na construção da I.S.S - Estação Espacial Internacional, considerada o maior laboratório do mundo em sua órbita; lançou e posicionou vários satélites delicados na órbita na Terra, além de lançar, posicionar e realizar manutenções e reparos no Hubble - telescópio espacial.
Segundo o pesquisador, colaborador da Planetary Society Fernando Butinholle (Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade de São Paulo), foram construídas cinco naves operantes deste tipo, chamadas Columbia, Challenger, Discovery, Atlantis e Endeavour, que cumpriram diversas missões no espaço. Destas apenas a Discovery, a Atlantis e a Endeavour ainda existem, já que as outras duas acabaram destruídas em acidentes que se tornaram célebres tragédias na história da exploração espacial, e ainda, apenas a Atlantis está operacional, pois a Discovery e a Endeavour já encerraram gloriosamente suas vidas úteis prolongadas (a Discovery realizou a sua última missão em 09/03/2011 e Endeavour decolou para sua última missão em 16/05/2011.
Ainda foram construídas mais duas naves, uma chamada Enterprise, protótipo sem motores, utilizada apenas para testes aerodinâmicos, de aproximação e aterrissagem, mas sem capacidade de entrar em órbita, e a outra chamada Pathfinder, um perfeito simulador usado para treino dos astronautas.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%94nibus_espacial

Postado por: Giovani Bottega.

Submarino

Submarino é uma embarcação especializada para operar submersa, tendo sido largamente usadas pela primeira vez na Primeira Guerra Mundial, sendo usado por todas as grandes marinhas atualmente. Submarinos civis e submergíveis são usados com fins científicos tanto na água doce quanto salgada para trabalhar em profundidades muitos grandes para mergulhadores humanos.
Os submarinos englobam uma vasta gama de tamanho de embarcação. Desde embarcações de duas pessoas que são utilizadas para explorar a superfície marinha por poucas horas até os submarinos nucleares norte americanos da Classe Ohio, os quais permanecem submersos por metade de um ano e carregam mísseis nucleares suficientes para destruir centenas de cidades. Há também submarinos especializados em resgate de submarinos e pequenos submarinos movidos por uma pessoa elaborados para competição entre as universidades. Um velho mecanismo para uso em exploração de águas profundas, salvamento, construção e recuperação é o sino de mergulho.
Cornelius Van Drebbel
A palavra submarino era originalmente um adjetivo que significava sob o mar. Algumas firmas que faziam montagem submarina mas não parte de submarinos chamaram este trabalho de engenharia submarina. Submarino como um nome que significa parte de uma embarcação submersível originou-se como uma redução do termo barco submarino, e livros mais antigos, como Vinte Mil Léguas Submarinas, usavam estes termos.
Em 1620, um inventor alemão chamado Cornelius Van Drebbel construiu o primeiro submarino. Ele envolveu firmemente um barco a remo em couro à prova d'água, com tudos de ar ligados a flutuadores, para mantê-lo superfície e captar oxigênio. Como não havia motores na época, remos foram conectados ao casco anéis de couro, que faziam a vedação. A primeira viagem foi feita no rio Tâmisa com 12 remadores e o submarino ficou submerso durante três horas.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Submarino
http://www.portaldascuriosidades.com/forum/index.php?topic=17061.0


Postado por: Giovani Bottega.

Vídeo Projetor

Um projetor de vídeo processa um sinal de vídeo e projeta a imagem correspondente em uma tela da projeção usando um sistema de lentes. Todos os tipos de projetores de vídeo utilizam uma luz muito brilhante para projetar a imagem, e os mais modernos podem corrigir inconsistências como curvas, borrões e outras através de ajustes manuais. Projetores de vídeo são usados principalmente para apresentações, conferências, treinamento, e em sistemas de Home theatre.
Um sistema de projeção de vídeo pode também ser construído em um gabinete com uma tela para projeção na parte de trás para dar forma a um único dispositivo de exposição unificado. Este sistema é popular em home-theatre's.
As definições comuns de exibição para um projetor portátil incluem SVGA (800×600 pixels), XGA (1024×768 pixels), 720p (1280×720 pixels) e 1080p (1920×1080 pixels).
O custo de um dispositivo é determinado não somente por sua definição, mas também por sua saída de luz, pela saída acústica do ruído, pelo contraste e pelas outras características. Quando a maioria de projetores modernos fornecerem luz suficiente para uma tela pequena a noite ou sob iluminação artificial controlada tal como dentro um porão sem nenhuma janela, um projetor com uma maior eficiência luminosa (medido em lúmens, abreviado “lm”) é necessário para uma tela de maior ou uma sala com uma quantidade mais elevada de luz ambiental. Uma avaliação dos lúmens de 1000 a 1500 ANSI lumens ou menor, é adequado para pequenas telas com iluminação controlada ou baixa luz ambiente. Entre 1500 e 3000 lm é apropriado para telas de tamanho médio com alguma luz ambiental ou luz enfraquecida. Com 3000 lm é apropriado para telas muito grandes em um quarto grande sem nenhum controle da iluminação artificial (por exemplo, uma sala de reuniões). O tamanho projetado da imagem é importante; porque a quantidade total de luz não muda, o tamanho aumenta e o brilho diminui. Os tamanhos da imagem são medidos tipicamente em termos lineares, diagonalmente, obscurecendo o fato de que imagens maiores requerem muito mais luz (proporcional à área da imagem, não apenas ao comprimento de um lado). Aumentar a medida diagonal da imagem em 25% reduz o brilho da imagem em 35 %; um aumento de 41 % reduz o brilho pela metade.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Videoprojetor

Postado por: Giovani Bottega.

Robôs!

Um robô é um dispositivo, ou grupo de dispositivos, eletromecânicos ou biomecânicos capazes de realizar trabalhos de maneira autônoma, pré-programada, ou através de controle humano. Os robôs são comumente utilizados na realização de tarefas em locais mal iluminados, ou na realização de tarefas sujas ou perigosas para os seres humanos. Os robôs industriais utilizados nas linhas de produção são a forma mais comum de robôs, uma situação que está mudando recentemente com a popularização dos robôs comerciais limpadores de pisos e cortadores de gramas. Outras aplicações são: tratamento de lixo tóxico, exploração subaquática e espacial, cirurgias, mineração, busca e resgate, e localização de minas terrestres. Os robôs também aparecem nas áreas do entretenimento e tarefas caseiras.
O termo robô tem origem na palavra checa robota, que significa "trabalho forçado".
A idéia de pessoas artificiais data de épocas como a da lenda de Cadmus, que semeou os dentes de um dragão que se transformaram em soldados, e do mito do Pigmalião, no qual a estátua de Galatéia se torna viva. Na mitologia clássica, o Deus deformado da metalurgia Hefesto criou serventes mecânicos, variando de serventes douradas inteligentes a mesas utilitárias de três pernas que poderiam se mover por força própria.
O primeiro autômato funcional foi criado em 1738 por Jacques de Vaucanson, que fez um andróide que tocava flauta, assim como um pato mecânico que comia e defecava.
Muitos consideram o primeiro robô, segundo as definições modernas, como sendo o barco teleoperado, similar a um ROV moderno, inventado por Nikola Tesla e demonstrado em uma exibição no ano de 1898 no Madison Square Garden.

Robôs X Seres Humanos:
O conceito de que os robôs podem competir ou rivalizar com os humanos é comum.
os robôs e os humanos simplesmente não possuem as mesmas tolerâncias e capacidades corporais, o que pode levar a acidentes: Em Jackson, no estado de Michigan, em 21 de Julho de 1984, um robô de uma fábrica esmagou um operário contra uma barra de proteção, aparentemente na primeira morte relacionada a um robô nos Estados Unidos. Desde então as cortinas de laser tem sido requeridas para proteção contra tal tipo de perigo com equipamentos pesados. Em março de 2009, um robô programado para simular emoções humanas teve um 'ataque obsessivo'. Kenji, um robô projetado pela Robotic Akimu, empresa ligada à Toshiba, e programado para simular emoções humanas, agiu fora do normal após passar um dia com uma pesquisadora. Ele tentou evitar que ela fosse embora, bloqueando a porta de passagem, e ficou exigindo abraços.

Site de Pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rob%C3%B4

Postado por: Ellen Baratter

Máquina de escrever!

A máquina de escrever, máquina datilográfica ou máquina de datilografia é um instrumento mecânico, electromecânico ou eletrônico com teclas que, quando premidas, causam a impressão de caracteres num documento, em geral de papel.
O método pelo qual uma máquina de escrever deixa a impressão no papel varia de acordo com o tipo de máquina. Habitualmente é causado pelo impacto de um elemento metálico, com um alto relevo do carácter a imprimir, numa fita com tinta que em contato com o papel é depositada na sua superfície.
No fim do século XX tornou-se rara a utilização de máquinas de escrever na generalidade das empresas e na utilização doméstica, sendo substituídas pelo computador, que, com processadores de texto, possibilitam efetuar o mesmo trabalho de modo mais eficiente e rápido.
O profissional especializado em usar a máquina de escrever é chamado de datilógrafo.
A invenção de um primitivo dispositivo de escrever mecanicamente é atribuída a Henri Mill, em 1714.
O italiano Pellegrino Turri introduziu, em 1808, o sistema de teclado. Posteriormente, o mecânico norte americano Carlos Thumber criou um modelo aperfeiçoado, com maior rapidez de escrita (1843). Outros nomes como os do norte-americano Burth, o inglês Jenkins, e o francês Pogrin, colaboraram para o aperfeiçoamento da máquina.
As primeiras máquinas imprimiam apenas em caracteres maiúsculos. Foi Brooks quem conseguiu a impressão dos caracteres maiúsculos e minúsculos.
A última fábrica que produzia máquinas de escrever não elétricas, a Godrej and Boyce em Bombaim, Índia, encerrou em 2011, depois de ter vendido menos de 1.000 exemplares no último ano.
A invenção de um dispositivo mecânico de escrita no Brasil é atribuída ao padre Francisco João de Azevedo, nascido na Paraíba do Norte (atual João Pessoa) em 1827 e falecido em 1888. Professor de Matemática do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, integrante de uma família em que existiam mecânicos, constrói um modelo de máquina de escrever que apresentou na Exposição Agrícola e Industrial de Pernambuco em 1861, e na Exposição Nacional do Rio de Janeiro, em fins do mesmo ano, sendo premiado com a Medalha de Ouro.
Em 1868, o projeto de Francisco João de Azevedo foi roubado por Christopher Latham Sholes e readaptado para o atualmente reconhecido padrão QWERTY, que ele apresentou como se fosse seu próprio.


Site de Pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1quina_de_escrever

Postado por: Ellen Baratter

Néon

Uma lâmpada de néon é uma lâmpada de descarga em gás que contém sobretudo néon a baixa pressão. O termo é por vezes usado para dispositivos semelhantes que contêm outros gases nobres, habitualmente para produzir cores diferentes. A lâmpada de néon foi inventada pelo inventor norte-americano e engenheiro elétrico Daniel McFarlan Moore (1869 – Nova Jersey, 1933).
Uma corrente elétrica pequena, que pode ser corrente alterna (AC) ou corrente contínua (DC) é feita passar pelo tubo, fazendo com que um ou os dois eletrodos brilhem com cor vermelho - laranja. A fórmula exata do gás no seu interior é tipicamente a mistura de Penning, ou seja, 99.5% de néon e 0.5% de Árgon, que tem uma tensão de quebra|arranque inferior ao do néon puro. A tensão aplicada tem de atingir inicialmente o valor da tensão de arranque, antes que a lâmpada acenda. Depois de acesa, a tensão necessária para manter o seu funcionamento é significativamente (~30%) inferior. Quando alimentada por uma fonte de tensão contínua (DC), apenas o eletrodo carregado negativamente (Cátodo) irá brilhar. Quando alimentada por uma tensão alterna AC, ambos os eletrodos irão brilhar (cada um durante metade da duração de cada ciclo de tensão alternada). Estes atributos fazem as lâmpadas de néon (com resistência em série) muito convenientes para a sua utilização em dispositivos de teste/sinalização de baixo custo; são capazes de fornecer a informação se a tensão fornecida é contínua ou alterna e se for contínua, qual a polarização dos pontos a serem testados. As lâmpadas de néon funcionam usando uma descarga de baixa corrente. Dispositivos com maior potência tais como as lâmpadas de vapor de mercúrio, ou as lâmpadas de halogéneo metálico, usam uma corrente de descarga muito mais elevada.
Uma vez acesa, uma lâmpada de néon tem uma curva de característica de resistência negativa: aumentando a corrente que passa através do dispositivo, aumenta o número de iões, diminuindo portanto a resistência da lâmpada, o que irá provocar um aumento da corrente(este comportamento ocorre entre os pontos A e B no gráfico de corrente versus tensão da lâmpada). Por causa desta característica, o circuito externo de alimentação à lâmpada tem de providenciar um meio de limitar a corrente, caso contrário, a corrente irá rapidamente aumentar, até provocar a destruição da lâmpada. No caso de luzes indicadoras, uma resistência é convencionalmente usada para limitar a corrente. Os letreiros de néon, por serem maiores, costumam usar um transformador ou balastro de alta tensão, construído especialmente para o efeito, que introduz uma grande quantidade de indutância reativa no enrolamento (o que alimenta ou está em série com a lâmpada, caso seja um transformador ou uma bobina/balastro, respectivamente).
Quando a corrente através da lâmpada for inferior à corrente necessária para atravessar o espaço maior entre eléctrodos, o brilho da descarga pode-se tornar instável e não cobrir toda a superfície dos eléctrodos. Isto pode ser um sinal de envelhecimento das lâmpadas indicadoras, mas é um efeito explorado nas lâmpadas de “chama cintilante”. Por outro lado, enquanto uma corrente fraca demais, provoca cintilação, uma corrente grande demais provoca um desgaste acelerado dos eléctrodos, ao estimular o fenómeno da pulverização catódica, o que irá cobrir a superfície interna da lâmpada com uma camada metálica, causando o seu escurecimento.
O efeito de cintilar é causado pelas diferenças no potencial de ionização do gás, que depende do espaçamento entre os eletrodos, temperatura, radiação ambiente e a pressão do gás. A diferença de potencial (d.d.p.-tensão elétrica) necessária para iniciar a descarga é mais elevada do que a necessária para manter a mesma. Quando não existir corrente suficiente para ionizar todo o volume do gás à volta dos eletrodos, apenas uma ionização parcial ocorre e o brilho forma-se sobre apenas parte da superfície dos eléctrodos. Correntes convectoras fazem com que as áreas que brilham se movam para cima, não como numa descarga numa Escada de Jacob. Um efeito de foto-ionização, pode também ser observado aqui, ao iluminar a superfície dos eléctrodos com luz externa, o que irá aumentar o tamanho da área coberta pelo brilho da descarga.
Em comparação com as lâmpadas de incandescência, as lâmpadas de néon têm uma eficiência luminosa muito superior. Isto é devido ao fato de a incandescência ser uma radiação luminosa causada pelo calor e por isso, grande parte da energia elétrica entregue a uma lâmpada de incandescência é convertida em calor.
      





      Postado por: Guilherme Pasini