A antena é um dispositivo que serve para a captação ou irradiação de ondas de rádio. Ela é formada por um conjunto de fios em contacto com o solo e suspensos a certa altura, colocados em torres, automóveis ou no alto dos edifícios.
A antena recebe e transmite ondas eletromagnéticas. Estas ondas são chamadas ondas hertzianas e propagam-se no espaço sem necessidade de fios condutores.
Graças a elas, as antenas podem captar as transmissões de rádio, televisão, telégrafo, entre outros.
O inventor da antena, foi o físico italiano Guglielmo Marconi (Bolonha, 25 de abril de 1874 — Roma, 20 de julho de 1937), ele construiu os primeiros aparelhos de transmissão e recepção chamados galenas, que tinham esse nome por causa do sulfeto de chumbo utilizado nos receptores. Em 24 de dezembro de 1906, a primeira estação de rádio foi inaugurada em Massachusetts, nos Estados Unidos, e usou como antena um arame rudimentar esticado sobre sua torre. O proprietário da rádio era um canadense chamado Reginald Fessenden, que transmitiu como primeiro programa uma seleção de músicas, seguidas de leitura de um poema e uma mensagem de Feliz Natal escrita por ele mesmo. A transmissão atingiu várias cabines de radiotelegrafia num raio de centenas de quilômetros. Até navios que estavam em alto mar captaram a mensagem.
Guglielmo Marconi
FONTE: http://guiadoscuriosos.com.br
http://www.felipex.com.br/curiosidades12.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Guglielmo_Marconi
Postado por: Jonatan Dupont
Nenhum comentário:
Postar um comentário