Quem somos nós.

Minha foto
Nós somos seis alunos, concluintes do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Elisa Tramontina.

domingo, 31 de julho de 2011

O Plástico e O Baekeland: Das Árvores Até a Paternidade

Leo Baekeland

  Antes mesmo de ser inventado, ele já existia na natureza. A palavra plástico - derivada do grego plastikos, flexível - define qualquer material capaz de ser modelado com calor ou pressão para criar outros objetos. Assim, resinas de certas árvores conhecidas desde a antigüidade são consideradas plásticos naturais, bem como o marfim, moldado desde o século XVII. Já o plástico artificial surgiu com a contribuição de vários inventores, cada um deles obtendo um pequeno avanço. Em 1839, o americano Charles Goodyear (New Haven, 29 de dezembro de 1800 — Nova Iorque, 1 de julho de 1860) criou o processo de vulcanização da borracha, que transformava o material natural em um produto mais resistente às mudanças de temperatura. Décadas depois, em 1870, o americano John Wesley Hyatt (Starkey, 28 de novembro de 1837 —  Short Hills, 10 de maio de 1920) produziu celulóide a partir da celulose das plantas. O material era usado, por exemplo, para substituir o marfim na produção de bolas de bilhar.
  Mas a verdadeira revolução viria em 1907, quando o químico belga, naturalizado americano, Leo Baekeland (Sint-Martens-Latem, 14 de Novembro de 1863 — Beacon, 23 de Fevereiro de 1944)   criou o primeiro plástico totalmente sintético e comercialmente viável, o Bakelite. 
O plástico transformado em garrafas
  Baekeland foi professor assistente de química de uma universidade belga aos 26 anos, emigrou para os Estados Unidos e abriu o seu próprio escritório de consultoria. Logo ganhou meio milhão de dólares ao vender para a Kodak o seu processo de produção de papel para impressão fotográfica, o Velox, que permitia a impressão por luz artificial. Mesmo com essas conquistas, tournou-se verdadeiramente conhecido como "o pai da indústria do plástico". Seu bakelite é um plástico à base de fenol e formaldeído até hoje é usado em uma série de processos industriais. Baekeland morreu em um sanatório devido a uma hemorragia cerebral.

Fontes do texto:
- http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/JohnWesH.html
- http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-foi-inventado-o-plastico
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Leo_Baekeland

Fontes das imagens:
- http://en.wikipedia.org/wiki/Leo_Baekeland
- http://plastico2101.blogspot.com/2011/04/o-plastico_05.html


Postado por: Debora Salvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário