Ela tem um corpo unido à tubulação de água ou do fluido a controlar. No interior possui um dispositivo de obturação que consiste num eixo roscado que acionando por um manípulo acessível do exterior, permite abri-la ou fecha-la tendo como consequência o afastamento ou aproximação de um disco de borracha de cerâmica por sofrer muito menor desgaste.
Torneira Termostática: É uma torneira que é possível regular a temperatura de saída da água rodando um manípulo. O tubo de saída é único não havendo separação entre água quente e fria. É bastante usada em banheiras e em cozinhas.
Torneiras Automáticas: São usadas com frequência em banheiros públicos, ou locais públicos, até mesmo em hospitais, restaurantes, onde circulam muitas pessoas. Elas funcionam através de um sensor ou de um toque num botão, que pressionado por uma mola, libera água por aluns segundos e assim volta a fecha-la., economizando mais água.
Torneiras Elétricas: Além do dispositivo da torneira propriamente dito, possuem um aquecedor de água ligado na rede elétrica, proporcionando assim, água quente, principalmente em lugares de muito frio. A utilização desses dispositivos como forma de aquecimento de água tem um elevado custo pelo que muitas residências estão adotando os painéis movidos a energia solar, como alternativa.
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Torneira
Postado por: Josiane Ferronatto.