Quem somos nós.

Minha foto
Nós somos seis alunos, concluintes do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Elisa Tramontina.

domingo, 7 de agosto de 2011

Ônibus Espacial

O ônibus espacial foi um veículo parcialmente reutilizável usado pela NASA como veículo lançador e nave para suas missões tripuladas. Ele tornou-se o sucessor da nave Apollo usada durante o Projeto Apollo. O ônibus voou pela primeira vez em 1981, e realizou sua última missão em 2011.
O projeto de construção de veículos espaciais reutilizáveis remonta a 1975, quando foram feitos os primeiros testes de um protótipo acoplado a um avião Boeing 747 adaptado a testes de vôo a grande altura. O objetivo foi testar a aerodinâmica e a manobrabilidade do Ônibus Espacial.
Neste cenário, o ônibus espacial ainda hoje prossegue sendo uma das máquinas mais complexas já construídas e por ser um veículo de transporte e carga equipado com sistemas precisos de suporte e montagem, como o braço canadense, ele colaborou veementemente na construção da I.S.S - Estação Espacial Internacional, considerada o maior laboratório do mundo em sua órbita; lançou e posicionou vários satélites delicados na órbita na Terra, além de lançar, posicionar e realizar manutenções e reparos no Hubble - telescópio espacial.
Segundo o pesquisador, colaborador da Planetary Society Fernando Butinholle (Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade de São Paulo), foram construídas cinco naves operantes deste tipo, chamadas Columbia, Challenger, Discovery, Atlantis e Endeavour, que cumpriram diversas missões no espaço. Destas apenas a Discovery, a Atlantis e a Endeavour ainda existem, já que as outras duas acabaram destruídas em acidentes que se tornaram célebres tragédias na história da exploração espacial, e ainda, apenas a Atlantis está operacional, pois a Discovery e a Endeavour já encerraram gloriosamente suas vidas úteis prolongadas (a Discovery realizou a sua última missão em 09/03/2011 e Endeavour decolou para sua última missão em 16/05/2011.
Ainda foram construídas mais duas naves, uma chamada Enterprise, protótipo sem motores, utilizada apenas para testes aerodinâmicos, de aproximação e aterrissagem, mas sem capacidade de entrar em órbita, e a outra chamada Pathfinder, um perfeito simulador usado para treino dos astronautas.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%94nibus_espacial

Postado por: Giovani Bottega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário