Há cerca de 100 anos, limpar um carpete significava levá-lo para fora de casa e batê-lo até retirar toda a poeira. Mas Hubert Booth tinha a certeza que deveria haver uma forma mais fácil e limpa de fazer este trabalho. Quando descobriu que não existia inventou uma em 1901.
Hubert Cecil Booth era um engenheiro britânico que se dedicava ao desenho de pontes, navios de guerra e rodas gigantes, mas é pela utilidade da sua invenção (o aspirador) que é recordado.
Mas afinal como surgiu a ideia do aspirador?
Um dia Booth assistiu à demosntração de uma máquina que limpava o pó dos bancos dos comboios atirando-o com um jacto de ar. Foi então que Booth perguntou ao inventor por que motivo a máquina não sugava o pó e este respondeu-lhe que isso não funcionava.
Booth não acreditou nessa justificação, por isso colocou um lenço sobre um dos bancos, encostou a boca ao lenço, encheu os pulmões de ar e quando virou o lenço verificou que do outro lado havia um anel de pó. Isto era o suficiente para o convencer que o aspirador seria um utensílio muito útil e prático.
Como foi inventado?
Booth comprou um motor eléctrico e uma bomba e, em 1901, construiu o primeiro aspirador eficiente em todo o mundo. O único problema era o seu tamanho pois era demasiado grande para caber numa porta. Porém os clientes não se importaram com este pormenor. Organizavam festas para mostrarem aos amigos o pó a ser sugado das suas carpetes e a ser levado através de mangueiras flexíveis para uma máquina na rua.
Passados sete anos, outras companhias já tinham criado aspiradores com um tamanho adequado ao uso dentro de casa e, em 1938, já dois terços das famílias utilizavam o aspirador.
Postado por: Josiane Ferronatto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário