O refrigerante, com a mistura de água e gás, foi inventado em 1772, por Joseph Priestley, o qual desenvolveu as pesquisas que levaram ao descobrimento da água gaseificada. No entanto, tal mistura só foi comercializada em 1830, exclusivamente para fins farmacêuticos, como no auxílio da digestão, por exemplo.
Duas das maiores fabricantes de refrigerantes do mundo, Coca-cola e Pepsi, também foram pioneiras na produção do refrigerante, e suas fórmulas tiveram o mesmo fim: ajudar na digestão. O farmacêutico John Pemberton criou uma mistura de cor caramelo e a juntou com água gaseificada. Seu contador, Frank Robinson, batizou a bebida de Coca-cola, passando a vendê-la na farmácia pelo preço de U$ 0,05. Chegou ao Brasil em 1941, sendo produzida em Recife.

Joseph Priestley foi um teólogo britânico do século XVIII, que publicou mais de 150 obras. Durante sua vida, a considerável reputação científica de Priestley baseou-se em seu invento da ``agua carbonatada``, seus escritos sobre a eletricidade e sua descoberta de varios gases, sendo a mais famosa de suas descobertas o oxigênio.
A ciência de Priestley foi sempre associada a sua teologia, e ele tentou consistentemente unir racionalismo iluminista com o teísmo cristão.
Fonte de pesquisa:
http://www.historiadetudo.com/refrigerante.html
http://www.brasilescola.com/curiosidades/historia-do-refrigerante.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Joseph_Priestley
Postado por Ellen Baratter
Nenhum comentário:
Postar um comentário