Quem somos nós.

Minha foto
Nós somos seis alunos, concluintes do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Elisa Tramontina.

sábado, 30 de julho de 2011

O DDT e O Hermann Müller: Da Proteção Até a Devastação

  O DDT (diclorodifeniltricloroetano) é um pesticida que foi muito utilizado, na altura da Segunda Guerra Mundial, como forma de protecção contra insetos que transmitem doenças (como a malária) e como modo de controle de pragas na agricultura. O uso do DDT foi abandonado por volta dos anos 70 em praticamente todo o mundo, pelos seus efeito adversos no ambiente. Hoje em dia, só é utilizado em alguns países (maioria Africanos) como forma de combate contra a malária.
Camponeses fazendo uso do DDT
  O pesticida é sintetizado pela reação entre o cloral e o clorobenzeno, usando-se o ácido sulfúrico como catalisador. O estado químico do DDT é sólido em condições de temperatura entre 0° a 40 °C. É insolúvel em água, mas solúvel em compostos orgânicos como a gordura e o óleo e tem um odor suave.
Paul Hermann Müller
  Sintetizado em 1874, suas propriedades inseticidas contra vários tipos de artrópodes só foram descobertas em 1939 pelo químico suíço Paul Hermann Müller (Olten, 12 de Janeiro de 1899 — Basileia, 12 de Outubro de 1965), um pesquisador da Companhia J.R. Geigy no Laboratorium der Farben-Fabriken J.R. Geigy A.G., na Basiléia, que sintetizou o DDT, tornando obsoletos os inseticidas à base de rotenona. Ganhou o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1948 por sua descoberta das propriedades inseticidas do DDT. Filho de um ferroviário e funcionário público federal, viveu sua infância em Lenzburg, Aargau, e com a mudança da sua família para Basel, ali fez sua educação elementar e secundária na Escola Evangélica Livre. Começou a trabalhar em 1916 como assistente de laboratório na Dreyfus & Company. Um no depois foi para a Lonza A.G. como químico assistente no projeto do Laboratório Científico-Industrial Laboratory, emprego fundamental para que ele resolvesse seguir a carreira de químico industrial. Voltou a estudar e entrou para a Universidade de Basel: Orientado pelos professores Fichter e Rupe obteve seu Doutorado e iniciou sua carreira no J. R. Geigy A.G., Basel, onde chegou a ser um dos diretores de pesquisa científica. 

Fontes do texto:
http://www.ff.up.pt/toxicologia/monografias/ano0708/g28_ddt/comunicacao_de_risco.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/DDT
http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/PaulHerm.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Paul_Hermann_M%C3%BCller


Fontes das imagens:
http://www.ff.up.pt/toxicologia/monografias/ano0708/g28_ddt/historia.htm
http://www.nndb.com/people/249/000128862/

Postado por: Debora Salvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário