Quem somos nós.

Minha foto
Nós somos seis alunos, concluintes do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Elisa Tramontina.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

O abre-latas.

O abridor de latas ou abre-latas é um utensílio que serve para abrir latas, e foi inventado em 1855 pelo inglês Robert Yates. O curioso da história do abridor de latas é que ele só foi inventado mais de 45 anos depois das primeira latas de conservas, que surgiram em 1813. (link) Acho que descobriram que abrir latas com um martelo e uma talhadeira não era assim tão fácil e prático. E também porque o material de que eram feitas as latas mudou um pouco. As primeiras latas possuíam grossas paredes de ferro que para serem abertas exigiam o uso do cinzel e do martelo (e no caso dos soldados com a ponta da baioneta ou o tiro do fuzil). Só em 1825 que as latas foram feitas com um material mais fino, e fácil de ser aberto.

Lá no meio do Século XIX, o mundo vivia uma época onde a industrialização aflorava. Nos mercados, começam a surgir os enlatados, principalmente conservas, óleos, tanto comestíveis quanto industriais, tomates, ervilhas e sardinha. Imagina a dificuldade pra abrir uma lata, sem um abridor de latas. Foi então que Robert Yates, pra suprir essa nova demanda que havia se criado, inventou o Abridor de Latas.

Mas não pense que só servia pra abrir latas. Naquele tempo já existia cerveja, engarrafada, e com tampinha, isso mesmo, aquela tampinha chata. E Robert Yates incorporou mais uma função ao Abridor de Latas. Então tentem imaginar o objeto, que na lateral tinha o "dente" que abria as latas, e na cabeça dele, o semi-círculo dentado, que facilitava a vida dos consumidores de cerveja. O nome do objeto? Cabeça-de-boi.
Pouca gente dá valor a um objeto tão simples como esse, mas a vida seria muito difícil sem ele.
O design atual preconiza este pensamento, o aproveitamento total da peça, disponibilizando mais de uma função ao usuário, e principalmente, tornando-o agradável aos olhos. Hoje em dia, o diferencial de um produto não pode ser apenas a beleza, ou apenas a forma, e sim a fusão, em proporções adequadas dessas duas qualidades.


Fonte:  


Postado por: Josiane Ferronatto

Nenhum comentário:

Postar um comentário