Quem somos nós.

Minha foto
Nós somos seis alunos, concluintes do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Elisa Tramontina.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

O Dínamo: Da Conversão Até o Crescente de Inventores

Forma de onda criada por um dínamo de Gramme






  Dínamo é um aparelho que gera corrente contínua convertendo energia mecânica em eléctrica, através de indução eletromagnética. É constituído por um Íman e uma bobina. A energia mecânica (de um rio, por exemplo) faz girar um eixo ao qual se encontra o ímã, fazendo alternar os polos norte e sul na bobina e por indução geram uma energia eléctrica. O contrário, ou seja, a bobina no eixo, também é possível.
  As polaridades são invertidas a cada 180 graus de rotação para que o dínamo gere uma corrente contínua, ao contrário dos alternadores, que transformam energia de movimento em energia elétrica alternada, ou seja, que possuem pausas, mas estas pausas são tão rapidas que nada se percebe.
Werner Siemens
  O primeiro gerador eléctrico foi inventado por Michael Faraday em 1831, e consistia num disco de cobre que rodava entre os pólos de um íman. Este não era um dínamo pelo fato de não utilizar um comutador. O disco de Faraday gerava muito pouca tensão por possuir apenas um caminho de corrente ao longo do campo electromagnético. Michael Faraday e outros estudiosos descobriram que poderiam ser geradas tensões mais elevadas e úteis através do enrolamento de múltiplas voltas de fio numa bobina. Estes enrolamentos passaram por isso a permitir produzir qualquer tensão desejada graças à alteração do número de voltas do fio, e tornaram-se numa característica comum em todos os desenhos subsequentes de geradores. Seguiu-se a integração de um comutador para permitir produzir corrente contínua.
Charles Wheatstone
  O primeiro dínamo baseado nos princípios de Faraday foi construído por Hippolyte Pixii em 1832. Utilizava um íman permanente rodado por uma manivela e encontrava-se posto de maneira a que os seus pólos norte e sul passassem perto de uma peça de ferro enrolada em fio. Pixii descobriu que o íman produzia uma oscilação de corrente no fio de cada vez que um pólo passava na bobina. Para converter a corrente alternada em corrente contínua, Pixii inventou o comutador, um cilindro dividido de metal no eixo que possuia dois contactos metálicos em mola pressionados contra ele.
Zénobe Gramme
  O italiano Pacinotti resolveu o problema dos picos de corrente que afectavam a operação dos primeiros dínamos. Em 1860 substituiu a bobina rotativa axial de dois pólos por uma bobina toroidal multipolar através do enrolamento de um condutor contínuo em redor de um anel de ferro. Este estava ligado ao comutador em vários pontos espaçados entre si de forma equitativa, permitindo suavizar a geração de corrente.
  Os primeiros desenhos práticos de dínamos foram apresentados de forma independente e simultânea pelo alemão Werner Siemens e pelo britânico Charles Wheatstone em 1867, e que tinham em comum o facto de usarem electroímanes em vez de ímanes permanentes.
  Zénobe Gramme reinventou o desenho de Pacinotti em 1871, dotando-o com um melhor percurso para o fluxo magnético graças ao preenchimento do espaço ocupado pelo campo magnético com núcleos de ferro pesado e à redução do espeço entre as áreas rotativas e as estacionárias. A máquina de Gramme foi a primeira a gerar quantidades consideráveis de energia eléctrica para a indústria.

Fontes do texto:
- http://pt.wikipedia.org/wiki/D%C3%ADnamo
- http://www.infopedia.pt/$ernst-werner-von-siemens
- http://wikienergia.com/~edp/index.php?title=D%C3%ADnamo


Fontes das imagens:
- http://scientistsbiography.info/werner-von-siemens-biography-inventor-of-dynamo
- http://wikienergia.com/~edp/index.php?title=Imagem:Formacaoondadinamogramme.jpg
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Z%C3%A9nobe_Gramme
- http://www.nndb.com/people/932/000100632/


Postado por: Debora Salvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário