Quem somos nós.

Minha foto
Nós somos seis alunos, concluintes do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Elisa Tramontina.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Ventilador, nosso refresco mecânico!

Um ventilador ou ventoinha é um dispositivo mecânico utilizado para converter energia mecânica de rotação, aplicada em seus eixos, em aumento de pressão do ar. Foi inventado nos EUA em 1882, pelo americano Schuyler S. Wheeler. Alguns anos mais tarde, Philip Diehl montou um ventilador lâmina em uma máquina de costura com motor e adaptou ao teto, inventando assim o ventilador de teto, que patenteou em 1887. Mais tarde, ele acrescentou uma luminária para o ventilador de teto.
Estes aparelhos podem ser de distintos tipos, consoante o sentido de fluxo de ar em relação ao ambiente ventilado: sopradores (se há injeção de ar no ambiente) ou exaustores (se há retirada de ar do ambiente).Geralmente os ventiladores são usados nas residências para diminuir o calor do ambiente e aumentar a circulação do ar. Sua função é conduzir o ar de um ponto a outro e seu uso é indispensável no verão ou em ambientes com pouca ou nenhuma circulação natural de ar.Os ventiladores tem grande importância também no meio industrial e são utilizados no resfriamentro de vários aparelhos elétricos e ambientes de trabalho, como as fábricas. Outros exemplos do seu uso estão nos coolers dos computadores, nos exaustores usados em restaurantes, pizzarias e padarias, nos radiadores dos carros, e nos condicionadores de ar, entre outros.
Os ventiladores suspensos: são geralmente utilizados em lugares com pouco espaço para um ventilador de parede ou de chão, além de serem mais seguros, por estarem longe do acesso de crianças e mesmo de adultos.O motor desses ventiladores, tem seu rotores bobinados, que dão a possibilibade dele inverter sua rotação ou aumenta-las que assim se da mais segurança.


Schuyler Skaats Wheeler, foi um americano engenheiro que inventou as duas pás do ventilador elétrico aos 22 anos.



Philip H. Diehl, foi um alemão engenheiro e inventor que realizou diversas patentes nos EUA.







Fonte de pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ventilador
http://en.wikipedia.org/wiki/Schuyler_Wheeler (traduzido)
http://en.wikipedia.org/wiki/Philip_Diehl(traduzido)


Postado por Ellen Baratter

Nenhum comentário:

Postar um comentário