Quem somos nós.

Minha foto
Nós somos seis alunos, concluintes do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Elisa Tramontina.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

A Televisão e O Alexanderson: Da Cabeça Humana em Preto e Branco Até os Nossos Bolsos

Um modelo de televisor
de 1958

  A televisão é um sistema eletrônico de reprodução de imagens e som de forma instantânea. Funciona a partir da análise e conversão da luz e do som em ondas eletromagnéticas e de sua reconversão em um aparelho — o televisor — que às vezes recebe erroneamente também o mesmo nome do sistema ou pode ainda ser chamado de aparelho de televisão. As câmeras e microfones captam as informações visuais e sonoras, que são em seguida convertidas de forma a poderem ser difundidas por meio eletromagnético ou elétrico, via cabos; o televisor ou aparelho de televisão capta as ondas eletromagnéticas e através de seus componentes internos as converte novamente em imagem e som.  
  Não há uma informação exata sobre quem foi o inventor da televisão, pois vários cientistas contribuíram para a criação do produto que hoje conhecemos. Na década de 20, a grande busca dos cientistas era tentar agrupar e transmitir as ondas sonoras, que já haviam conseguido, com a invenção do rádio; com a imagem em movimento. Em 1926, o escocês John Logie Baird tentou fazer isso, conseguindo apenas uma imagem muito ruim de uma cabeça humana. De fato, a primeira televisão da história surgiu em janeiro de 1928, em Nova York, por  Ernst F. W. Alexanderson.
Ernst F. W. Alexanderson
  Ernst F. W. Alexanderson (Uppsala, 25 de janeiro de 1878 — Schenectady, 14 de maio de 1975)  era natural da Suécia se graduou como engenheiro mecânico e eletricista pela universidade real de Estocolmo. Mais tarde estudou com o professor Slabi em Berlim, quando logo em seguida decidiu emigrar para a América. Na qualidade de funcionário dos laboratórios da empresa General Electric, trabalhou sob a supervisão de Steimetz.  Um dos principais trabalhos de Alexanderson foi desenvolver métodos para melhorar a modulação entre as elevadas correntes geradas no alternador de alta freqüência, com a diminuta energia requerida pela voz. Alexanderson é ainda responsável pela invenção do amplificador magnético e da antena de sintonia múltipla que aumentou consideravelmente a eficiência do seu padrão de radiação.
  Entretanto, até agora estavamos falando de televisores com imagens ainda em preto e branco, a televisão com imagens coloridas que conhecemos só surgiu em  1954, na rede norte-americana NBC. Um ano antes o governo dos Estados Unidos aprovou o sistema de transmissão em cores proposto pela rede CBS, mas quando a RCA apresentou um novo sistema que não exigia alterações nos aparelhos antigos em preto e branco, a CBS abandonou sua proposta em favor da nova.
  Em 1960 a japonesa SONY introduziu no mercado os receptores de televisão com transistores. O satélite Telstar transmitiu sinais de televisão através do Oceano Atlântico em 1962. A miniaturização chegou em 1979 quando a Matsushita registrou a patente da televisão de bolso com ecrã plano.
  No Brasil, a primeira transmissão de televisão deu-se por conta do leopoldinense Olavo Bastos Freire, que construiu os equipamentos necessários e transmitiu uma partida de futebol em 28 de setembro de 1948, na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais.
  Para finalizar, percebemos que o que hoje é apenas mais um aplicativo de celulares e computadores, antigamente foi símbolo de grande progresso tecnológico, que envolveu diversos estudiosos. A televisão sobrevive há décadas e cada vez mais vem sendo aprimorada, porém nunca esquecida. 

Modelo de televisor comercializado atualmente
Fontes do texto:
- http://www.historiadetudo.com/televisao.html
- http://www.tudosobretv.com.br/histortv/
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Televis%C3%A3o
- http://www.fazano.pro.br/port07a.html

Fontes das imagens:
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Braun_HF_1.jpg
- http://educacaobrilhante.blogspot.com/2010/11/plano-de-aula-televisao-em-nosso-dia.html
- http://users.skynet.be/telehor/octagon.htm


Postado por: Debora Salvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário