Quem somos nós.

Minha foto
Nós somos seis alunos, concluintes do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Elisa Tramontina.

terça-feira, 26 de julho de 2011

O Remédio que tomamos todos os dias!

O refrigerante é uma bebida rica em corantes e conservantes que contém grande quantidade de açúcar, exceto nas versões light e diet que apresentam menor quantidade. Possui aroma sintético de fruta e gás carbônico. Os primeiros refrigerantes surgiram em 1676, em Paris. Na verdade, a mistura era mais um suco artificial do que um refrigerante. Nela continha água, sumo de limão e açúcar.
O refrigerante, com a mistura de água e gás, foi inventado em 1772, por Joseph Priestley, o qual desenvolveu as pesquisas que levaram ao descobrimento da água gaseificada. No entanto, tal mistura só foi comercializada em 1830, exclusivamente para fins farmacêuticos, como no auxílio da digestão, por exemplo.
Duas das maiores fabricantes de refrigerantes do mundo, Coca-cola e Pepsi, também foram pioneiras na produção do refrigerante, e suas fórmulas tiveram o mesmo fim: ajudar na digestão. O farmacêutico John Pemberton criou uma mistura de cor caramelo e a juntou com água gaseificada. Seu contador, Frank Robinson, batizou a bebida de Coca-cola, passando a vendê-la na farmácia pelo preço de U$ 0,05. Chegou ao Brasil em 1941, sendo produzida em Recife.
No caso da Pepsi, o propósito da bebida também era o de ajudar e melhorar a digestão. Um reflexo disso é o próprio nome “Pepsi”, que veio da palavra pepsina, principal enzima que atua no processo da digestão e que estava presente na composição da bebida junto com nozes de cola. Hoje em dia é um dos refrigerantes mais vendidos no Brasil, mas só começou a ser comercializado em 1953.

Joseph Priestley foi um teólogo britânico do século XVIII, que publicou mais de 150 obras. Durante sua vida, a considerável reputação científica de Priestley baseou-se em seu invento da ``agua carbonatada``, seus escritos sobre a eletricidade e sua descoberta de varios gases, sendo a mais famosa de suas descobertas o oxigênio.
A ciência de Priestley foi sempre associada a sua teologia, e ele tentou consistentemente unir racionalismo iluminista com o teísmo cristão.

Fonte de pesquisa:
http://www.historiadetudo.com/refrigerante.html
http://www.brasilescola.com/curiosidades/historia-do-refrigerante.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Joseph_Priestley

Postado por Ellen Baratter

Nenhum comentário:

Postar um comentário