Quem somos nós.

Minha foto
Nós somos seis alunos, concluintes do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Elisa Tramontina.

terça-feira, 26 de julho de 2011

O Telefone e O Antonio Meucci: Da Grande Discussão de 1876 Até as dos Dias Atuais

Telefone que foi de uso comum
durante a Segunda Guerra Mundial

  O telefone é um dos dispositivos de telecomunicações desenhados para transmitir sons por meio de sinais elétricos nas vias telefônicas.
  É definido como um aparelho eletroacústico que permite a transformação, no ponto transmissor, de energia acústica em energia elétrica e, no ponto receptor, teremos a transformação da energia elétrica em acústica, permitindo desta forma a troca de informações (falada e ouvida) entre dois ou mais assinantes. É lógico que, para haver êxito nessa comunicação, os aparelhos necessitam estar ligados a vários equipamentos, que formam uma central telefônica.
Antonio Meucci
  Sobre o inventor do telefone há muita controvérsia, até pouco tempo muitos falavam em Alexander Graham Bell (Edimburgo, 3 de Março de 1847 — Nova Escócia, 2 de Agosto de 1922), escocês, inventor e cientista que ficou conhecido mundialmente pela criação do telefone, porém, oitenta anos após a sua morte, o Congresso dos Estados Unidos reconheceu o italiano Antonio Meucci como o verdadeiro inventor do telefone.
Alexander Graham Bell
  Antonio Meucci, (Florença, 13 de abril de 1808 — Nova Iorque, 18 de outubro de 1889) foi um inventor italiano, estudou engenharia química e industrial e ficou conhecido como o criador do telefone, que chamou de "telégrafo falante". A primeira demonstração pública da invenção de Meucci teve lugar em 1860, e teve sua descrição publicada num jornal de língua italiana de Nova Iorque. Meucci criou o telefone com a necessidade de comunicar-se com sua esposa, que era doente e por isso ficava de cama no seu quarto no andar superior. O laboratório de Meucci ficava no térreo, assim ele não tinha condições para cuidar da esposa e trabalhar ao mesmo tempo; assim sendo, ele inventou o telefone, a fim de que se sua esposa precisasse dele não tivesse que gritar ou sair de sua casa.
  Devido a dificuldades financeiras, Meucci apenas conseguiu pagar a patente provisória de sua invenção. Acabou vendendo o protótipo do telefone a Alexander Graham Bell, que, em 1876, patenteou a invenção como sua. Meucci o processou, mas acabou falecendo durante o julgamento e o caso foi encerrado. 
O trabalho de Meucci foi reconhecido postumamente em 11 de junho de 2002, quando o Congresso dos Estados Unidos aprovou a resolução N°. 269, estabelecendo que o inventor do telefone fora, na realidade, Antonio Meucci e não Alexander Graham Bell.

Fontes do texto:
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Telefone
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Alexander_Graham_Bell
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Antonio_Meucci


Fontes das imagens:
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Antonio_Meucci.jpg
- http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/alexander-graham-bell/alexander-graham-bell-7.php
- http://ensaiogeral.com.br/2008/08/museu-do-telefone-recebe-visitas-na-capital/
- http://www.guiadopc.com.br/noticias/10211/cadastro-bloqueio-telefone-telemarketing.html


Postado por: Debora Salvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário