Quem somos nós.

Minha foto
Nós somos seis alunos, concluintes do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Elisa Tramontina.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

O Rádio e O Tesla: Do Gênio Esquecido Até Nossas Canções Preferidas

Rádio de 1936, em madeira,
AM e ondas curtas

  Rádio é um recurso tecnológico das telecomunicações utilizado para propiciar comunicação por intermédio da transcepção de informações previamente codificadas em sinal eletromagnético que se propaga através do espaço.
  Uma estação de radiocomunicação é o sistema utilizado para executar contatos à distância entre duas estações, ela é composta basicamente de um transceptor (transmissor-receptor) de radiocomunicação, de uma linha de transmissão e da antena propriamente dita. A este sistema se dá o nome de sistema irradiante.
  A radiodifusão é uma emissão comercial, que ocorre apenas por transmissão de sinais, sem sua transcepção.
a tecnologia de transmissão de som por ondas de rádio foi desenvolvida pelo italiano Guglielmo Marconi, no fim do século XIX, mas a Suprema Corte Americana concedeu a Nikola Tesla o mérito da criação do rádio, tendo em vista que Marconi usara 19 patentes de Tesla em seu projeto.
Nikola Tesla
  Nikola Tesla (Smiljan, Império Austríaco, 10 de Julho de 1856 — Nova Iorque, 7 de Janeiro de 1943) foi um inventor nos campos da engenharia mecânica e electrotécnica. Muitos podem nunca ter ouvido falar sobre o gênio chamado Nikola Tesla, porém é fácil resaltar algumas de suas descobertas, tais como: a Bobina de Tesla, a Corrente Alternada, a Transmissão sem Fios e o Raio da Morte.
  Suas mais de 700 invenções incluem desenvolvimentos básicos para o motor eletromagnético, o motor a turbina e dispositivos de controle remoto. A primeira usina hidrelétrica, nas Cataratas do Niágara, foi um projeto seu, que venceu o de Thomas Edison, baseado em corrente contínua. 
  Mas na adolescência, Tesla sofria com o aparecimento de imagens e flashes de luz, que interferiam no seu pensamento e na sua ação. Como ele próprio contou, quando ouvia uma palavra, a imagem do objeto correspondente se apresentava vividamente, e ele era incapaz de distinguir se o que vira era tangível ou não.
  Para se livrar dessas atormentadoras aparições, ele tentava concentrar sua mente em alguma outra coisa que tinha visto, e assim obtinha alívio temporário. Mas para isto, ele tinha que produzir continuamente novas imagens. Como ele conhecia apenas sua casa e as redondezas, logo seu "estoque" de novas imagens se exauriu, e o remédio perdeu a força.
  Instintivamente, Tesla começou a fazer incursões além dos limites do seu pequeno mundo virtual, e viu novas cenas, a princípio obscuras e indistintas, que passavam rapidamente quando ele tentava concentrar sua atenção nelas. E logo descobriu que se sentia mais confortável quando simplesmente continuava aprofundando a visão, obtendo novas impressões todo o tempo, literalmente viajando na sua mente. 
  Logo Tesla notou que tinha também grande facilidade em conectar causa e efeito, e também que cada pensamento seu era sugerido por uma impressão externa. Esta habilidade de ligar seus processos mentais e seus mapas internos à realidade física, combinada com sua prática em imagens construídas, conduziu-o, na vida adulta, ao sucesso como inventor. Ele não precisava fazer experimentos: concebia, aperfeiçoava e testava suas invenções usando somente a imaginação.
  Tesla morreu velho e sozinho, sem ser reconhecido plenamente como o gênio que era, porém o legado de Tesla está sendo lentamente reconhecido, e sem dúvidas uma das primeiras conquistas declaradas, foi o rádio, que finalmente revelou o nome de seu verdadeiro criador.

Tesla em seu laboratório


Fontes do texto:
http://pt.wikipedia.org/wiki/R%C3%A1dio_(comunica%C3%A7%C3%A3o)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nikola_Tesla
http://www.exatas.com/fisica/tesla.html#raio
http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2008/05/nikola_tesla.html

Fontes das imagens:
http://blogdoedsonalves.blogspot.com/
http://www.cosmicgnostic.com/node/1091
http://homepages.ihug.com.au/~panopus/essentia/essentiaii4.htm


Postado por: Debora Salvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário