Quem somos nós.

Minha foto
Nós somos seis alunos, concluintes do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Elisa Tramontina.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

A Fotografia: Da Prata com Iodeto e Mercúrio Até as Redes Sociais

  Fotografia é, essencialmente, a técnica de criação de imagens por meio de exposição luminosa, fixando esta em uma superfície sensível. Fotografar é um procedimento que nos permite registrar a imagem de um objeto, com a ajuda da luz e de produtos químicos. É, na realidade, aplicar um conjunto de técnicas que permitam registrar os raios eletromagnéticos juntamente com procedimentos fotoquímicos.
Um dos primeiros modelos de
câmera fotográfica
  Sobre o inventor, podemos afirmar que a  França foi a mãe da fotografia, mas não se pode definir precisamente o pai. Durante muito tempo, o francês Louis Daguèrre (18 de novembro de 1787, Cormeilles-en-Parisi, Val-d'Oise, França — 10 de julho de 1851, Bry-sur-Marbe, França) ficou conhecido como o "inventor" da fotografia. Ele conseguiu registrar imagens em uma chapa revestida com prata e sensibilizada com iodeto de prata e vapor de mercúrio.
  Sua invenção foi batizada de daguerreótipo e apresentada no dia 19 de agosto de 1839 na Academia de    Ciências da França, em Paris. Mas dizem que foi Joseph Nicéphore Niépce (Chalon-sur-Saône, 7 de março de 1765 — Saint-Loup-de-Varennes, 5 de julho de 1833), seu sócio nas pesquisas, quem fez a primeira fotografia verdadeira em 1826. Infelizmente Niépce morreu em 1833, antes de ver sua invenção aclamada.
  Hippolyte Bayard (Breteuil-sur-Noye, 20 de janeiro de 1801 — Nemours, 14 de maio de 1887)   foi o primeiro a fazer uma exposição de fotografias, em 24 de junho de 1839, meses antes de Daguèrre mostrar suas fotos. O inglês William Fox Talbot (Melbury, Dorset, 11 de fevereiro de 1800 — 17 de setembro de 1877) criou o negativo na metade do Século 19 e seu contemporâneo, Joseph Petzval (6 de janeiro de 1807, Zipser Bela - 19 setembro de 1891), reduziu o tempo de pose, em que a pessoa deveria ficar imóvel. Em 1867, o físico francês Louis Ducos (8 de dezembro 1837, Langon — 31 de agosto 1920, Agen)  anunciou a fotografia colorida.
Fotografias
  Por volta de 1880, por iniciativa do norte-americano George Eastman (Waterville, Nova Iorque, 12 de julho de 1854 — Rochester, Nova Iorque, 14 de março de 1932), a fotografia começou a se popularizar. Ele inventou a primeira câmera fotográfica portátil e o filme embalado em rolos. "Você aperta o botão e nós fazemos o resto" era o slogan do anúncio de seu invento. Ele batizou a máquina portátil de Kodak, pois gostava da letra K e juntou-a com outras letras, até formar uma palavra sem sentido, mas de sonoridade agradável...
  Atualmente existem as fotografias digitais que são as que resultam em arquivos de computador que podem ser editados, impressos, enviados por e-mail ou armazenados em websites ou em dispositivos de armazenamento digital. Dispensa, assim, o processo de revelação. A visualização da imagem pode ser feita no ato, através dos recursos da câmera digital (normalmente, uma tela de LCD), e a manipulação da imagem pode ser feita em um computador, usando-se softwares editores de imagem como o Photoshop, GIMP, entre outros.

Fontes do texto: 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fotografia
http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Herschel
http://www.fotoserumos.com/oquefoto.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fotografia_digital

Fontes das imagens:
http://segundorebento.blogspot.com/
http://culturaecontracultura.blogspot.com/2010/05/194-anos-de-fotografia.html


Postado por: Debora Salvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário