Quem somos nós.

Minha foto
Nós somos seis alunos, concluintes do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Elisa Tramontina.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Telescópio

Um telescópio ou luneta astronômica é um instrumento que permite estender a capacidade dos olhos humanos de observar e mensurar objetos longínquos. Pois, permite ampliar a capacidade de enxergar longe, como seu nome indica [Do Grego "Tele" = Longe + Scopio = Observar], através da coleta da luz dos objetos distantes (Celestes ou não), da focalização dupla dos raios de luz coletados em uma imagem óptica real e sua ampliação geométrica.
Galileu (1564-1642) tornou o telescópio famoso ao construir um telescópio refrator contendo duas lentes que refratavam, ou dobravam, a luz que nele entrava. Cerca de 1670, o físico inglês Isaac Newton (1642-1727) desenvolveu um design melhor usando espelhos na construção do primeiro telescópio refletor funcional.
Ambos os tipos de telescópios continuaram a ser usados até ao início do séc. XX, quando se desenvolveram telescópios mais potentes.
Outra função dos telescópios é "ouvir" o Universo. Muitos objetos espaciais emitem potentes sinais de rádio e, por isso, foram construídos telescópios de rádio para os detectar. No entanto, a luz visível e as ondas de rádio são apenas uma parte do espectro eletromagnético e podem obter-se mais informações ao examinar a radiação proveniente de outras partes do espectro normalmente obstruídas pela atmosfera. Nos anos 40, surgiu a ideia de colocar um telescópio acima da atmosfera. O telescópio espacial Hubble, lançado em 1990, tem todos os seus instrumentos instalados atrás da lente principal e um espelho mais pequeno que reflete as imagens para serem gravadas e analisadas.

Fonte: http://cosmoesa.blogspot.com/2008/02/histria-do-telescpio.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Telesc%C3%B3pio

Postado por: Giovani Bottega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário