Quem somos nós.

Minha foto
Nós somos seis alunos, concluintes do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Elisa Tramontina.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Maquina de costura

Sem a existência da maquina de costura não seria possível a existência de muitas peças de roupa, nem de muitos dos nossos acessórios. A sua invenção permitiu revolucionar o universo feminino, facilitando as suas tarefas de costura, reduzindo tempo e gastos.Várias foram as tentativas ao longo de anos, por parte de diferentes inventores, em conceber uma maquina que revolucionasse a prática da costura.
Thomas Saint, em 1790, foi o primeiro a conceber a costura à máquina. Já Josef Madersperger construiu a primeira máquina capaz de costurar e de ser utilizada.
Isaac Singer
O Reverendo John Adams Dodge fabricou a primeira máquina americana e Barthelemy Thimmonier, o primeiro a comercializá-las em grandes quantidades.Mas o nome que todos conhecem é o de Isaac Merrit Singer. Mecânico, actor e inventor. Singer começou a criação de sua máquina baseado na empresa concorrente Lerow and Blodgett, ele havia observado que as máquinas fabricadas por essa empresa eram dificeis de usar, então trocou a agulha curta por uma reta, isso faria com a máquina ao invés de costurar em círculos, faria costuras retas. O design da máquina é antológico com suas curvas arredondadas, atemporal para época. Depois recebeu delicados ornamentos dourados em seu corpo, mais tarde ela ganhou pés de ferro ornamentados com a estética Art Nouveau, muito em voga na época. A máquina foi produzida só 5 anos depois, após uma briga de patentes. Para quem nunca havia feito uma máquina de costura, o projeto de Isaac foi muito bem sucedido. O ano de 1851 ficou marcado pelo registo da patente por parte de Singer, o qual fundou a empresa cujo nome ainda hoje faz história no universo das máquinas de costura.

Sites de pesquisa:
http://designinnova.blogspot.com/2011/07/os-160-anos-da-maquina-de-costura.html
http://www.ruadireita.com/maquinas/info/quem-inventou-a-maquina-de-costura/

Postado por: Ellen Baratter


Nenhum comentário:

Postar um comentário