Quem somos nós.

Minha foto
Nós somos seis alunos, concluintes do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Elisa Tramontina.

sábado, 6 de agosto de 2011

Maquina de Hemodiálise!!


Uma máquina de hemodiálise serve como um rim artificial. Ela faz o sangue ser bombeado para fora do corpo através de um tubo e para dentro de um deslizador. Dentro, o sangue passa por uma membrana que filtra minúsculas partículas de impurezas e outros lixos tóxicos, que são descartados. O sangue "limpo" continua através do deslizador e é bombeado de volta para o corpo do paciente.
O medico holandês Willem Johan "Pim" Kolff (Leiden, 14 de fevereiro de 1911 — Condado de Delaware, 11 de fevereiro de 2009), inventou a máquina de hemodiálise em 1941 e tratou o primeiro paciente em 1943.

Ele criou essa maquina pouco antes da 2ª guerra mundial quando viu um rapaz de 22 anos com deficiência renal morrer, então pensou que se tivesse encontrado uma forma de remover a uréia do sangue, poderia ter salvado o rapaz. Em tempos de guerra teve de improvisar, para encontrar os materiais: usou pedaços do motor de um Ford, aproveitou metais de um avião alemão abatido, recolheu latas de sumo de laranja e utilizou papel celofane que envolvia as salsichas. Com estes materiais idealizou uma máquina que utilizava cerca de quarenta metros de tubos de membrana de acetato de celulose enrolada num tambor rotatório, o qual se mantinha mergulhado em uma bacia contendo a solução de diálise.

A história registra quinze pacientes tratados pelo rim artificial antes que um deles sobrevivesse. A primeira sobrevivente foi Sophia Schafstadt, atendida em setembro de 1945, em coma. Após a hemodiálise, a paciente recuperou a consciência e viveu por mais sete anos.
Atualmente as máquinas de hemodiálise possuem vários sensores que tornam o procedimento seguro e eficaz.
Graças à tecnologia essas máquinas foram muito aperfeiçoadas.

FONTE: http://saude.hsw.uol.com.br/diabeticos-tratamento-doenca-rim4.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Willem_Johan_Kolff
http://olharesdavida.blogspot.com/2009/02/willem-kolff.html
http://tecnologiaafavordavida.blogspot.com/2011/03/tecnologia-hemodialise-antes-e-depois.html

Postado por: Jonatan Dupont

Nenhum comentário:

Postar um comentário