Quem somos nós.

Minha foto
Nós somos seis alunos, concluintes do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Elisa Tramontina.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

O Transístor e O Bardeen, O Brattain e O Shockley: Da Pretenção Até o Nobel

Transistores

  O transístor é um componente eletrônico que começou a popularizar-se na década de 1950, tendo sido o principal responsável pela revolução da eletrônica na década de 1960. São utilizados principalmente como amplificadores e interruptores de sinais elétricos. O termo vem de transfer resistor (resistor/resistência de transferência), como era conhecido pelos seus inventores.
Walter Houser Brattain
  O processo de transferência de resistência, no caso de um circuito analógico, significa que a impedância característica do componente varia para cima ou para baixo da polarização pré-estabelecida. Graças a esta função, a corrente elétrica que passa entre coletor e emissor do transístor varia dentro de determinados parâmetros pré-estabelecidos pelo projetista do circuito eletrônico. Esta variação é feita através da variação de corrente num dos terminais chamados base, o que, consequentemente, ocasiona o processo de amplificação de sinal.
John Bardeen
  O transístor de silício e germanio foi inventado nos Laboratórios da Bell Telephone por Bardeen e Brattain em 1947 e, inicialmente, demonstrado em 23 de Dezembro de 1947, por John Bardeen, Walter Houser Brattain e William Bradford Shockley. Ironicamente, eles pretendiam fabricar um transístor de efeito de campo (FET) idealizado por Julius Edgar Lilienfeld antes de 1925, mas acabaram por descobrir uma amplificação da corrente no ponto de contato do transístor. Isto evoluiu posteriormente para converter-se no transístor de junção bipolar (BJT). O objetivo do projeto era criar um dispositivo compacto e barato para substituir as válvulas termoiônicas usadas nos sistemas telefônicos da época.
William Bradford Shockley
  John Bardeen (Madison, 23 de Outubro de 1908 — Boston, 30 de Janeiro de 1991), Walter Houser Brattain (Xiamen, 10 de Fevereiro de 1902 — Seattle, 13 de Outubro de 1987) e William Bradford Shockley (Londres, 13 de Fevereiro de 1910 — Stanford, 12 de Agosto de 1989) foram físicos estadunidenses que em conjunto desenvolveram pesquisas sobre semicondutores e criaram o transístor, o que lhes rendeu o Nobel de Física de 1956. Porém, John Bardeen não recebeu apenas um Nobel de Física, mas sim dois, o segundo foi em 1972, pelo desenvolvimento conjunto da teoria da supercondutividade, também conhecida como Teoria BCS (Bardeen/Cooper/Schrieffer), conjuntamente com Leon Neil Cooper e John Robert Schrieffer. Até hoje, ele foi o único a conquistar essa proeza.

Fontes do texto:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Trans%C3%ADstor
http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Bardeen
http://www.bn.com.br/radios-antigos/semicond.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Walter_Houser_Brattain
http://pt.wikipedia.org/wiki/William_Bradford_Shockley

Fontes das imagens:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:William_Shockley,_Stanford_University.jpg
http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/JohnBard.html
http://nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1956/brattain-bio.html


Postado por: Debora Salvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário